A comida japonesa é conhecida mundialmente e, por isso, coleciona milhares de admiradores em todos os lugares do planeta.

Acima de tudo comida japonesa oferece para as pessoas sabores exóticos, pratos variados a base de peixe e uma preparação única.  Além disso, ela é considerada uma das comidas mais saudáveis. 

Entretanto, mesmo sendo uma comida mundialmente conhecida ainda há pessoas que não conhecem a variação dos seus pratos,
como também não sabem como um restaurante de comida japonesa funciona. 

Por isso, primeiramente o objetivo do post é mostrar a variação dos pratos e como um restaurante funciona. 

Como é composta a comida japonesa?

A primeira vista a comida japonesa é apenas peixe cru, porém quem pensa assim está completamente enganado. 

Sobretudo, a culinária japonesa é composta por arroz, sopas de missô, peixe, carne e picles, chamado de tsukemono no país. 

Além desses ingredientes, os temperos são, de antemão, protagonistas nas comidas japonesas

A princípio grande parte dos pratos é preparado com molho shoyu (molho de soja), missô (pasta de soja), wasabi (raiz forte), dashi (caldo de peixe ou carne), além de bebida com teor alcoólico a base de arroz, chamada de sake e mirin.

Os principais pratos da culinária japonesa?

Os sushis são os pratos mais tradicionais da gastronomia japonesa. Ateriormente essa comida foi preparada como método antigo de armazenamento de peixes.  

Além do sushi existem outras opções como, por exemplo:

  1. Sashimi

Esse prato também faz parte da gastronomia do Japão e consiste basicamente em fatias finas de frutos do mar ou peixe cru, como tilápia, atum ou salmão. 

Além da variação de peixes, o prato também possui cortes diferentes, podendo ser diagonal ou retangular, com espessura grossa ou fina.

Geralmente o peixe cru desse prato é temperado com molho shoyu e uma porção de wasabi.

  1. Temaki

O temaki é um dos pratos que os japoneses trouxeram para o Brasil, esse prato, assim como o sushi, é um enrolado de algas recheadas com peixe cru, arroz e outros ingredientes. 

  1. Yakisoba

Esse prato é um dos mais famosos da gastronomia japonesa, o nome yakisoba significa macarrão de sobá frito.

Além do macarrão, o prato é composto com outros ingredientes como legumes e verduras, podendo ser fritos ou cozidos. 

Durante o preparo do prato são adicionados cebola, cenoura, repolho e também o molho shoyu ou de gergelim.

  1. Tempurá

Esse prato faz muito sucesso no Brasil, ele basicamente é um tipo de empanado feito de carnes, legumes e frutos do mar, que são envolvidos em massa fina e, depois, frito em óleo quente. 

Como funciona um restaurante de comida japonesa

 Além dos pratos variados que são oferecidos, os restaurantes podem variar na forma de funcionamento. Sendo assim, é importante que saiba como funcionam os principais serviços:

O rodízio é um serviço interessante para quem deseja variar na degustação da comida japonesa.  Isso porque, os restaurantes costumam oferecer diversos pratos como sushis e outras opções.  

A barca de sushi é uma das opções oferecidas em um restaurante, ela é composta por diferentes tipos de sushis e pode ser servida para uma ou mais pessoas dependendo do tamanho.

Geralmente os restaurantes trabalham como combos de comida japonesa, essa opção pode ser interessante tanto para quem vai acompanhado como também para quem está sozinho. 

Os combos são compostos com diversos itens da culinária japonesa como, por exemplo, temakis, salmão, sashimis e outros itens.

O tamanho do combo pode variar dependendo da sua escolha, inclusive você pode escolher um combo apenas com itens quentes ou frios.

Conclusão 

A culinária japonesa agrada o paladar de milhares de pessoas no mundo inteiro.  Isso porque, ela é preparada de forma minuciosa e com um visual encantador, além de oferecer pratos e sabores únicos. 

Além disso, a comida japonesa por ser apreciada e rica em história foi incluída pela Unesco na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress