O que é Sunomono?


Se perguntarem à maioria das pessoas para descrever numa única palavra uma das mais tradicionais entradas da culinária japonesa e resposta que mais ouviremos é: refrescante. Esta iguaria foi trazida da China para o Japão durante o Período Nara (710-794).

Em japonês, a palavra sunomono (酢の物) significa alimentos avinagrados em conserva, no então para um japonês esta palavra tem um significado mais preciso, ou seja, para eles o sunomono é sinónimo de salada tradicional de conserva de pepino avinagrado. E é aqui que está todo o segredo, na mistura do vinagre e do açúcar, que dá à iguaria um sabor levemente avinagrado mas ao mesmo tempo doce.

Além de ser muito fácil de prepara-la, é também muito saudável, leve, refrescante e um óptimo acompanhamento para qualquer prato principal. Normalmente é mais comida no Verão, mas serve e fica também muito bem como acompanhamento de outros pratos.

Existem várias receitas de Sunomono e algumas delas são mais completas incluindo outros ingredientes além do pepino japonês. As algas Wakame, o Kani Kama (uma pasta de caranguejo muito semelhante às nossas delícias do mar) ou mesmo Harussame, uma massa fina e transparente feito à base de feijão moyashi podem ser juntas à entrada deliciosa.

Para fazer esta entrada de pepino bastam estes ingredientes: pepino, vinagre de arroz, sal, açúcar e sementes de sésamo.

Fonte: https://www.clubotaku.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *